Seminário SeMob / Condemat

Nesta quarta-feira, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou o Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana. Parte do Programa de Capacitação da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana (CapMob), promovido pelo Ministério das Cidades, o evento é voltado à elaboração dos planos de mobilidade dos municípios brasileiros.

Marco Bertaiolli, prefeito de Mogi, abriu o encontro destacando a importância estratégica para a cidade, que, com 414 mil habitantes, deve apresentar seu plano de mobilidade urbana até 2015. Mais de 300 pessoas, incluindo representantes de cerca de dez cidades, participaram das atividades do dia, que tiveram como principal tópico de discussão a participação popular no processo de desenvolvimento dos planos de mobilidade.

Daniela Facchini, Diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, participou do painel “Planos de Mobilidade Urbana”. A especialista falou sobre a importância de criar ferramentas que possibilitem o engajamento da população: “Não basta simplesmente dizer que ‘é preciso participação popular’, é preciso saber como fazer isso. Trata-se da realização de passeios ciclísticos, workshops e oficinas de trabalho para de fato engajar a população no processo; não apenas no final, mas desde a concepção do plano de mobilidade. Essa é uma preocupação que esteve muito presente aqui hoje”.

O Secretário Municipal de Transportes de Mogi das Cruzes, Nobuo Aoki Xiol, atentou para a necessidade de mudanças também no modo como pensamos o transporte: “Este desafio não é apenas físico, no sentido de melhorar a fluidez de veículos, mas também cultural”.

O seminário, que contou com a participação de gestores municipais e especialistas de diversas áreas, é realizado com o objetivo de instrumentalizar os municípios brasileiros para a elaboração de seus respectivos planos. A EMBARQ Brasil apoia o projeto com contribuição técnica nas mesas de debate.

Fonte: EMBARQ Brasil

Álbum Facebook

Mogi das Cruzes, CondematSeMobANTPIEMA, CNMEMBARQ Brasil, ITDP

 

[fbcomments width=”100%” count=”off” num=”5″]

Autor: Tuca Näher

Administradora; Sócia-fundadora, Diretora Financeira e Conselheira Consultiva do Instituto DBike; ativista social engajada em causas ecológicas e beneficentes. Co-fundadora das Campanhas Vou de Bike e Eco Pensar, atuando nas redes sociais Facebook e Twitter desde 2010.

Compartilhe Esta Publicação