Criado o Instituto

Desde maio de 2010 muita coisa aconteceu na Campanha Vou de Bike. Criamos tendências, ajudamos muita gente, divulgamos com energia todas as nuances da mobilidade humana baseada na bicicleta e, principalmente, fomos bem recebidos e acolhidos pela grande maioria dos amantes das duas rodas. Da impulsiva atitude de criar uma página temática no Facebook  surgiu imediatamente o pleno engajamento nesta causa necessária e encantadora.

Logo no início percebemos a necessidade de termos identidade jurídica dedicada, que nos permitisse transitar pelas esferas públicas e privadas sem o empecilho da informalidade. Por menos que pese, a constituição jurídica reafirma que as intenções são concretas e os meios respeitam as formalidades exigidas nos trâmites administrativos do dia-a-dia.

Decidimo-nos por criar um instituto após criteriosa análise das diversas personalidades jurídicas que poderíamos assumir. Consideramos a versatilidade para operacionalizar os diversos tipos de atuação, as exigências legais para gestão e controle, a socialização da administração e a capacidade de obter os meios necessários para ações de grande expressão e largo alcance. Custou-nos bom tempo esse estudo, que uma vez concluído indicou o acerto da decisão.

Reunimos os mentores da associação em 18/05/2013 com a finalidade de criarmos o Instituto DBike. Cumpridos os trâmites legais, em 18/08/2013 deu-se por completado o registro jurídico-contábil da associação. E festejamos a data com a certeza de termos alicerçado as bases que sustentarão iniciativas marcantes e de grande valor agregado aos propósitos que se destinam.

Tudo é muito recente, por mais dilatados que os prazos pareciam no princípio. Hoje corremos contra o tempo para nos estruturarmos à altura dos desafios que nos propomos enfrentar. O Instituto DBike veio para consolidar um projeto arrojado, de larga amplitude social, que se utiliza dos melhores recursos humanos, tecnológicos e de gestão para assegurar que a luta por coisas simples como andar de bicicleta, contemplar a natureza e os espaços urbanos, proporcionar o bem estar e buscar a felicidade comunitária seja irremediavelmente vencida.

Cá estamos! Somos o Instituto DBike às suas ordens!

 

Autor: Tuca Näher

Administradora; Sócia-fundadora, Diretora Financeira e Conselheira Consultiva do Instituto DBike; ativista social engajada em causas ecológicas e beneficentes. Co-fundadora das Campanhas Vou de Bike e Eco Pensar, atuando nas redes sociais Facebook e Twitter desde 2010.

Compartilhe Esta Publicação